Home

P�ginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Dia da pizza *-*

Oooie cuutes hoje vou postar sobre o dia da pizza'
No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza, uma das receitas preferidas dos brasileiros e de muita gente ao redor do mundo. Provavelmente a data de hoje será usada como motivo para ir até uma pizzaria ou para explicar o motivo de sair da dieta em uma terça-feira. Mas vamos ser sinceros, qualquer dia é dia para saborear um bom pedaço de pizza, não?

Como surgiu:
Muita gente acha que a pizza é uma invenção dos italianos, pois não é. A história diz que a primeira pizza surgiu há mais de seis mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como ‘pão de Abrahão’, que os hebreus e egípcios consumiam.
A pizza como conhecemos hoje só surgiu quando os napolitanos introduziram o molho de tomate a receita, que era alimento de pessoas humildes do sul da região de Nápoles, na Itália, considerada o berço da pizza. Servida com ingredientes baratos, matava a fome da população.
Antigamente, as pessoas preparavam as pizzas e vendiam nas portas das casas. Com o tempo a receita foi evoluindo, os restaurantes começaram a surgiu até migrar para as pizzarias que conhecemos hoje. Dizem que a primeira pizzaria que se tem notícia se chamava Port’Alba, em 1830, e era ponto de encontro de artistas famosos da época.

No Brasil, a pizza chegou junto com os imigrantes italianos, por volta de 1930. Até os anos 50 era facilmente encontrada nos bairros dominados pelos colonos italianos, tornando-se com o tempo parte da cultura do país. Em1985, passou-se a comemorar o dia da pizza aos 10 de julho.
Na capital paulista, o bairro do Brás é conhecido por ter as mais tradicionais pizzarias e é onde as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil.




FamaA pizza se tornou popular no mundo por conta dos americanos. Eles que fizeram o marketing para que a receita se tornasse popular em todo canto do planeta depois da Segunda Guerra Mundial.
SaboresOs mais tradicionais, segundo a tradição italiana, são as de muçarela, marguerita e anchovas. Mas com o tempo e, principalmente, a criatividade dos brasileiros, os sabores foram multiplicando e hoje é possível achar pizzas de todos os tipos, como as doces de chocolate, morango, com sorvete, até adaptações de sabores populares como de strogonoff de carne e frango com catupiry. Mas as preferidas do povo e as mais pedidas nas pizzarias de todo o Brasil são as tradicionais.

Huum deu ate uma fofinha kkkk ja que hoje e dia da pizza pegueem seu telefone e pessam uma beela pizza para saborear Bjoos com glos de menta (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário